;

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

V Maratona de Canha

V Maratona de Canha Sobe Desce Team em "grande"... Esta foi a V edição da maratona de Canha e que contou com perto de 800 participantes, na maioria vindo eles da zona de Lisboa e grande número do pessoal da federação de triatlo entre eles alguns nomes bastante conhecidos. Tantas inscrições a organização recebeu que acabou por marcar de forma negativa a imagem desta maratona, pois Canha é uma vila pequena e que não possui meios nem infra-estruturas suficientes para tão numeroso numero de participantes.

Os nossos atletas Estremocenses presentes em Canha foram o João Catarino, Duarte Picão, Carlos Merino, José Júlio, João Garcia, Jorge Silva, Pedro Perdigão e Carlos Birlo. O levantamento dos dorsais foi de forma rápida onde destacar a oferta de uma telha pintada com um bicicleta feita em papel de jornal colada por cima, e a mesma tendo sido feito pela Cercima (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Montijo e Alcochete), ao qual achamos bastante engraçada, original e uma maneira de nos relembrar de quem tanto necessita de apoios. A partida foi dentro da hora marcada com uma volta de aquecimento por dentro da vila e que originou algumas quedas.
No percurso existiam algumas zonas de muita areia, mas nada comparado com o que pensávamos inicialmente encontrar. Os primeiros 20 quilómetros foram percorridos com uma média altíssima, talvez um dos percursos mais rápidos em que o SDT já pedalou, depois é que surgiram umas subidas mais técnicas, mas nada de grandes dificuldades.

Todo o percurso esteve devidamente bem marcado/assinalado, há excepção do quilómetro 38 que não existia nenhuma marcação e fez com que grande parte dos participantes se perdesse, onde o J. Catarino foi um deles. Devido ao seu percurso muito rápido e ao grande número de inscritos fez com que no final os participantes terminassem a maratona com pouca diferença nos tempos, como se pode ver nas classificações dos nossos atletas Estremocenses:
Classificação SDT entre 630 participantes que concluíam os 40 quilómetros: 20º C. Merino com 1h:38m; 66º J. Júlio 1h:46m; 78º C. Bilro 1h:47m, J. Garcia; 148º J. Silva 1h:59m; 217º P. Perdigão 2h02m; 423º D. Picão com 2h:28m.

Os banhos foram em diversos locais da vila e o almoço fora servido no quartel dos bombeiros, que acabou por ser tão pequeno para tanta boca acabando por dar origem a enormes filas de espera para que uns acabassem de comer para dar a vez a outros. Fica mais uma excelente participação da equipa estremocense, onde a organização acabou por pecar em tão aglomerado numero de participantes.

Todas as fotos aqui..


Organização esta que já realizou 4º edição, e que na 5ª pecou por ter recebido um número tão grande de participantes não limitando o número e que se esqueceu que não possuía meios/estruturas para receber tanta gente, bem como pormenores que acabaram por deixar imagem negativa, e uma maratona muito criticada nos fóruns.

IV Maratona BTT Terras do Montado(Portel)

Pelo 3º Ano consecutivo o SDT esteve presente na 4ª Maratona de Portel que esta inserida na Feira do Montado, com os seguintes elementos do SDT que participaram na Meia maratona de 40 quilómetros. O João Constantino, José Júlio, Jorge Silva, Pedro Guerra, Pedro Perdigão, Acácio Pucarinhas, Flávio Cóias e Duarte Picão, bem a presença habitual de alguns familiares dos nosso elementos.

Há hora da partida, mais parecia demorar uma eternidade porque com a chuva que caia e o frio que estava os bttetistas estavam um pouco impacientes ao ponto de alguns terem desistido mesmo antes de ter sido dada a partida que foi a hora que estava marcada sem atrasos.

A Maratona contou com perto de 400 participantes onde muitos deles vieram a abandonar devido a problemas mecânicos nas suas bicicletas, devido a muito lama que se encontrava no percurso. A chuva foi quase sempre constante durante toda a manha, onde posteriormente abrandou mais dando origem a um enorme frio.

Esta maratona contou com dois percursos de 40 quilómetros e 65 quilómetros, onde estava bem marcado e sinalizado, com abastecimentos o quanto basta num percurso com muitas subidas e descidas curtas, onde por fim tinha algumas zonas mais rápidas onde proporcionou grandes velocidades mesmo com o terreno molhado e com alguma lama.

Classificação dos Atletas do SDT com 236 participantes a terminarem a prova dos 40 Km : Na posição 44º J. Júlio com o tempo de 2h07m; 67º J. Constantino 2h15m; 70º J. Silva 2h15m; 106º P. Guerra 2h28m; 139º Pedro Perdigão 2h39m; o Acácio não constara na classificação geral e F. Cóias e o D. Picão obrigados a desistir por problemas mecânicos.

Após a chegada de todos os elementos do SDT veio um belo banho de água quente, para aquecer o corpo depois do grande banho de água fria e lama que levou durante a prova era o que se pedia no momento da chegada, de seguida deslocamo-nos para o recinto da feira em busca de um restaurante para almoçar. Ficam aqui os parabéns a organização pela prova e pela maneira como fomos recebidos, quero também deixar aqui uma palavra aos elementos do SDT que não terminaram a prova devido a problemas mecânicos nas sua bicicletas, um abraço pelo esforço desempenhado na prova e também um abraço e as melhoras ao Carlos Merino por não poder estar presente a representar o SDT devido a doença, um abraço e boas pedaladas....


Todas as fotos aqui

Sobedesceteam@gmail.com
;