;

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

1ª maratona BTT Cocheiros (Santo Aleixo da Restauração)

O Sobe e Desce Team deslocou-se até S Aleixo da Restauração em grande número de participantes e acompanhantes na 1ª Maratona Organizada pela secção de BTT do Clube de Futebol de Santo Aleixo da Restauração, grupo este mais conhecido pelos Cocheiros.

A partida/chegada fora em frente da igreja onde se viveu um ambiente espectacular presentes cerca de trezentos participantes onde se iriam dividir por três percursos com 15km, 40km e 80km, todos os elementos presentes do SDT optaram pelos 40km com a presença do João Marques, João Dias, João Garcia, Pedro Guerra, Pedro Guerra, Carlos Merino, Duarte Picão, Jorge Silva, José Júlio e a mais uma cara nova do SDT o Flávio Cóias.

Percurso este que desde o primeiro quilometro até quase ao último foi sempre a subir e descer, o chamado “rompe pernas”, pois as subidas eram na maioria curtas, técnicas e inclinadas, onde ao transpô-las viria de imediato uma decida muito rápida, perigosa com muita pedra solta com muitas valas das chuvadas que deu origem a algumas quedas felizmente sem consequências de maior. O chamado single trak também apareceu, sou que era mais uma serie de caminhos feitos pelas passagens dos animais, onde as pedras eram um obstáculo a transpor, bem como a passagem por uma pista de MotoCross, onde até o pessoal com motas tinha dificuldade em faze-la, quanto mais os bttistas, mas que até foi origina e inédito, só esperamos é que a moda não pegue… Todo o percurso esteve devidamente bem marcado/assinalado com zonas de abastecimento quanto baste.

Entre os duzentos e onze participantes que concluíram os 40 quilómetros de percurso, e com a chegada dos estremocenses o Carlos Merino deixou escapar o pódio por um lugar, tento ficado na 4º posição com o tempo de 2 horas e 04 minutos em 19º e 20º João Dias e José Júlio com 2 horas e 20 minutos; em 34º Jorge Silva com 2 horas e 28 minutos; 57º para João Garcia com 2 horas e 37 minutos, 71º João Marques 2 horas e 40 minutos; 79º Pedro Perdigão e em 82º Pedro guerra, ambos com o mesmo tempo de 2horas e 44 minutos; 143º para o Flávio Cóias com 3 horas e 9 minutos e o Duarte Picão em 151º com o tempo 3 horas e 12 minutos.

Após a chegada dos elementos todos vieram os banhos de agua fria para as bicicletas e depois para nos, o que não calhou lá muito bem, como também o almoço ficou um pouco há quem das expectativas, pois a variedade era pouca (Cosido de Grão) e alguns entradas, onde até as imperiais se esgotaram rapidamente, bem como o café que acabara por ser bebido a 20km de S. Aleixo, mais concretamente em Barrancos onde aproveitamos o resto da tarde para conhecer e darmos a conhecer a nossa terra por este Alentejo.

Fica o esforço e tentativa da parte da organização e de todos os envolvidos neste evento, bem como a simpatia destas gentes que bem nos receberam e tentaram fazer o melhor para nos proporcionar um excelente dia de BTT e que nos fez esquecer alguns aspectos menos positivos que para o ano serão certamente corrigidos e melhorados.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

1º passeio B.V Arraiolos

Este foi o primeiro passeio organizado pelos B.V de Arraiolos e com apoio do Núcleo Cicloturismo de Arraiolos, passeio este com todas as semelhanças de uma meia maratona, pois existia dorsal, contagem de tempos, ponto de controle e troféus para os primeiros lugares, e onde o SDT não poderia deixar de participar em ajuda os B.V Arraiolos, com seis representantes. O João Garcia, José Júlio, Carlos Merino, Pedro Perdigão, João Catarino e o novo elemento SDT Duarte Picão, bem como este passeio contou com mais alguns amigos e representares de outros grupos estremocense bem como a da Rota d’Ossa e os B.V Estremoz.

A partida em direcção a Arraiolos foi mais tarde do que o habitual, pois é mesmo aqui ao lado de Estremoz.

A chegada fomos logo levantar o habitual dorsal algo lento e inexperiente neste tipo de eventos, o que é perfeitamente compreensível, onde de brinde vinha uma t-shirt e papelada dos monumentos da vila.
A partida e chegada dos participantes fora feita no quartel dos bombeiros um quarto de hora depois da marcada, devido a algum atraso de participantes. As 9:15 lá foi dada a partida para cerca de 200 bbtistas inscritos e onde depois se dividiriam por dois percursos 25km totalmente guiados pelo pessoal da organização e o de 50km este com contagem de tempos.
A polémica começou ao fim de 3km e após a partida e a passagem pelas ruas de Arraiolos quando e surgiu o controle 0, onde o pessoal fora avisado no briefing que eram obrigados ai a parar e esperar pelos resto mais atrasado, só que cinco ou seis participantes não o fizeram seguindo assim e ganhado 2 ou 3 minutos para o resto que parou no controle. Polémicas há parte todo o percurso do 50km esteve devidamente bem marcado/assinalado, onde os sobes e desces foram uma constante deste percurso com zonas bastante bonitas, passagem por muitas herdades, onde o piso fora bastante acidentado e onde no final um acumulado de cerca de 800m.

Há chegada e com 106 participantes a concluírem o percurso dos 50km o Sobe e Desce Team arrecadou mais um lugar no pódio com a chegada do Carlos Merino na 2º posição com o tempo de 02:02:46 segundos, depois em 23º o José Júlio 02:24:22; 28º o João Catarino 2:26:37; 37º João Garcia 02:34:40; 54ºPedro Perdigão e o Duarte Picão que ficou pelo passeio dos 25km guiado. (ver classificação final dos 50km)

O almoço fora servido no pavilhão multiusos perto das 14.00, onde já quase todos os participantes aguardavam esfomeados a sua abertura, após isso lá veia a parte melhor do passeio que foi porco no espeto muita imperial.

Fotos no nosso album SDT

Fica aqui uma palavra de agradecimento aos B.V de Arraiolos, que tudo fizeram e se esforçaram para que todo corresse do melhor e proporcionar mais um excelente dia na prática deste desporto que cada vez move mais pessoas…

Sobedesceteam@gmail.com
;